Dúvidas Comuns

Você está planejando estudar em Portugal e surgiram muitas dúvidas em relação a este assunto?

A NB Portugal responde as dúvidas mais frequentes entre os futuros candidatos ao ensino superior Português.

Confira abaixo:

ANO LETIVO

Quando começa o ano letivo em Portugal?


O ano letivo inicia em setembro, mas em algumas instituições de ensino superior portuguesas o ano letivo inicia no mês de outubro.




Posso iniciar meu curso em outra época do ano letivo?


Poucas Instituições dão início ao ano letivo em outra data que não seja setembro/outubro. A NB Portugal tem protocolos com diversas instituições que oferecem o ingresso no mês de fevereiro, (segundo semestre europeu) apenas em Lisboa tanto para licenciatura como para mestrado em algumas áreas especificas.




Quando iniciam as fases de candidaturas/processo seletivo?


Tudo vai depender do curso e da instituição escolhida, geralmente os períodos de candidatura são:

  • Licenciatura – Dezembro até Agosto
  • Mestrado – Fevereiro até Setembro
  • Doutorado – Fevereiro até Novembro




Como faço para me candidatar?


Você deve acessar o site da instituição escolhida, na página do curso de interesse procure o edital, faça a candidatura através do portal da instituição.




Qual a diferença entre o Ensino Universitário e o Ensino Politécnico?


  • Ensino Universitário

O ensino universitário é orientado por uma didática mais teórica, uma perspectiva de pesquisa e conhecimento, visando preparar uma sólida preparação cientifica e cultural, proporcionando uma formação que habilite o aluno para o exercício de atividades profissionais e culturais, fomentando o desenvolvimento das capacidades de concepção, inovação e análise crítica.

  • Ensino Politécnico

O ensino Politécnico é orientado por uma perspectiva de pesquisa aplicada e desenvolvimento, uma didática mais prática, direcionando a compreensão e solução de problemas concretos e visa proporcionar uma sólida formação cultural e técnica de nível superior, onde o aluno desenvolve uma análise crítica e conhecimentos científicos, desenvolvendo tanto o lado teórico quanto o lado prático e as suas aplicações no exercício das atividades profissionais.




Por que as Universidades possuem procedimentos totalmente diferentes?


As Instituições de Ensino Superior são autônomas, ou seja, elas tem suas condições específicas de ingresso e funcionamento dos ciclos de estudos, planos de estudos, os regimes de procedências e de avaliação, creditação da formação, prazos de emissão de documentação acadêmica, alteração de horários e regimes de funcionamento ou prazos de resposta aos requerimentos efetuados etc...

Obs: Através da Lei nº 62/2007, de 10 de setembro é estabelecido o regime jurídico das instituições de ensino superior, regulando designadamente a sua constituição, atribuições e organização, o funcionamento e competência dos seus órgãos e, ainda, a tutela e fiscalização pública do Estado sobre as mesmas, no quadro da sua autonomia.





TRABALHO E REAGRUPAMENTO FAMILIAR

Estudante do Ensino Superior pode trabalhar?


A boa notícia é que SIM! Estudantes podem trabalhar legalmente quando estão matriculados em um curso superior desde que o horário de trabalho não atrapalhe o seu período de aula, isso é uma exigência do SEF.




Estudante pode reagrupar a Família?


Sim, se você está cursando licenciatura/mestrado/doutorado tem a possibilidade de trazer a sua família para Portugal (esposo/esposa e filhos).





NIF E CONTA BANCÁRIA

Estudante precisa de NIF (número de identificação fiscal)?


Sim o NIF é um dos documentos mais importantes quando se vem morar em Portugal. O

NIF equivale ao CPF que temos no Brasil.

Normalmente para solicitar o NIF você precisa de um representante fiscal em Portugal, a NB Portugal possui parceiros que trabalham nesta e outras questões, solicitando o seu NIF antes mesmo de sua chegada em Portugal.




Estudantes podem abrir uma conta bancária em Portugal?


SIM! Algumas instituições de ensino superior possuem parcerias com alguns bancos, facilitando a abertura da conta bancária. Mas para isso você precisa ter o NIF e um comprovante de residência.





VISTO DE ESTUDOS

É necessário obter o visto para entrar em Portugal?


Sim, ainda no seu país de origem e antes de viajar, você deve solicitar junto da embaixada de Portugal um visto para fins de estudos, adequado para a sua estadia em Portugal.




Qual a diferença entre visto de residência e autorização de residência?


  • Visto de residência – Você aplica antes de sua vinda a Portugal, ele tem duração de 4 meses.

  • Autorização de residência – Este é o documento mais importante depois de sua chegada a Portugal, você deve se dirigir ao SEF com data marcada para entregar a documentação necessária. Toda a documentação necessária para solicitar sua Autorização de Residência é reunida em Portugal, a AR tem duração de 1 ano ou mais.

Veja uma breve explicação no Instagram da NB Portugal AQUI




Posso entrar em Portugal com visto de turista e depois trocar pelo visto de estudante?


A NB Portugal recomenda firmemente que os estudantes tragam o visto correto para fins de estudos em Portugal.

Caso o estudante não possua tempo hábil para aplicar seu visto no país de origem, deve entrar em contato conosco para que façamos uma análise da situação.





CURSOS

Cursar Pós Graduação em Portugal


Existem diversas possibilidades de fazer um curso de Pós Graduação, que tem duração de 1 ano ou até menos de um ano.

Cursos com duração de 1 ano ou menos, não permitem o estudante trabalhar legalmente e também não possibilitam o reagrupamento familiar.

Portanto, para aqueles que desejam estudar, trabalhar e trazer a família, não aconselhamos que façam um curso de Pós Graduação.




Cursos Tecnólogos são reconhecidos em Portugal?


Em geral os Cursos Tecnólogos não são reconhecidos como sursos superiores em Portugal por algumas instuições, portanto, o Brasileiro portador deste diploma na maioria das vezes não consegue ingressar em um mestrado, tendo que fazer uma nova graduação em Portugal. Dependendo da área, o reconhecimento é concedido, possibilitando ao candidato ingressar em um curso de mestrado, fale conosco para saber mais.




Qual o tempo de duração dos cursos de Licenciatura e Mestrado?


  • Licenciatura – 3 anos

  • Mestrado Integrado – 5 anos

  • Mestrado – 2 anos




O que é Mestrado Integrado?


O Mestrado Integrado é um ciclo de estudos que une licenciatura e mestrado seguido. Isso quer dizer que você entra em um curso de licenciatura e finaliza o curso com o grau de mestre, por isso tem duração de 5 anos.




Quais são os cursos de Mestrados Integrado e como funcionam?


A partir do ano letivo de 2021-2022 só existirão mestrados integrados nas seguintes áreas de formação:

  • Arquitetura e Urbanismo
  • Ciências Farmacêuticas
  • Medicina
  • Medicina Dentária
  • Medicina Veterinária






MEDICINA

Estudante brasileiro pode cursar Medicina em Portugal? É possível ingressar em Medicina com a nota do ENEM?


Não, o ingresso de candidatos internacionais não é aceito nos cursos de medicina em Portugal. Os candidatos que pretendem ingressar em um curso de medicina, devem preencher um dos requisitos abaixo:

  • Obter nacionalidade Portuguesa
  • Dupla Cidadania de um país membro da EU
  • Residir legalmente em Portugal a mais de 2 anos (sem interrupção)
  • Obter o estatuto de igualdade de direitos e deveres
Confira um texto completo sobre como estudar medicina em Portugal AQUI





TRANSFERÊNCIA DE CURSO

Posso transferir meu curso do Brasil para Portugal?


Na verdade não seria uma transferência e sim um novo ingresso no ensino superior em Portugal. Primeiro você precisa ser aceito em uma instituição de ensino superior portuguesa no curso escolhido, após sua aceitação, é preciso enviar a documentação da universidade brasileira para a universidade portuguesa analisar, a universidade portuguesa irá analisar todas as matérias já cursadas, avaliando se possui conteúdo e carga horária idênticas. Normalmente os estudantes conseguem ter um aproveitamento de menos de 50% das disciplinas já cursadas.





FORMAS DE INGRESSO

Quais são as formas de ingresso em uma Graduação/Licenciatura em Portugal? Existem 4 formas de ingresso para estudante internacional, veja abaixo:


1. ENEM - A forma de ingresso mais usada pelos estudantes Brasileiros é feita através da nota do ENEM (nota dos últimos 3 anos), com isso o candidato tem grandes chances de conseguir admissão em uma instituição portuguesa que ofereça valores mais atrativos. Até o momento é estimado que 50 instituições aceitam o ENEM como forma de ingresso.

2 - Prova Interna - Caso você não tenha feito o ENEM, pode realizar uma prova interna, oferecida pelas universidades privadas, onde geralmente as propinas anuais possuem valores mais altos.

3 - Nota do Vestibular - Algumas universidades também aceitam as provas de vestibulares prestados nos últimos 3 anos no Brasil.

4 - Titular de diploma de nível superior- Se você possui formação superior (bacharel/licenciatura), existe a possibilidade de candidatar-se como titular de diploma superior para uma nova graduação.




Quais são as formas de ingresso em um Mestrado em Portugal?


O ingresso normalmente é feito através da análise da documentação do candidato.

Os documentos exigidos variam dependendo da universidade.

Geralmente são exigidos:

  1. Diploma da graduação;

  2. Histórico da graduação.

Algumas universidades podem solicitar documentos adicionais, tais como:

  1. CV em modelo europass;

  2. Carta motivacional;

  3. Carta de recomendação entre outros documentos.





VALORES

As Universidades públicas são gratuitas?


Não, o ensino público em Portugal é pago.




As universidades privadas são mais caras que as públicas?


Não necessariamente, existem opções de universidades privadas com valores mais atrativos do que as Universidades públicas.




Terei de pagar alguma taxa de candidatura?


Sim, cada instituição tem o seu valor, que variam de 50 euros a 300 euros por taxa de candidatura.




A taxa de candidatura é reembolsável?


Infelizmente não, se não for aceito ou desistir de ingressar na instituição, você não tem reembolso.




Quais são os valores de propina/anuidade para estudar em Portugal?


Os valores são consoante ao curso e a instituição de escolha. Existem opções entre 1.200 euros anuais a 7 mil euros anuais.




Consigo pagar o valor de propina/anuidade mensalmente?


SIM! existem algumas instituições que facilitam o pagamento da propina, dando a opção de parcelamento aos estudantes, porém, o aluno sempre deve pagar um valor de matricula/inscrição/ seguro escolar antes do início das aulas.

Normalmente o aluno paga esse valor (chamados de emolumentos) e recebe a carta de admissão/aceitação, que será utilizada para aplicar o visto no Brasil.

No início das aulas em setembro, o estudante começa a pagar as mensalidades/propinas.




Existe bolsa de estudo para Brasileiros?


As Bolsas de estudos não são como no Brasil, que o estudante não precisará pagar nenhum valor a universidade. Em Portugal você recebe um desconto na sua propina/mensalidade. Caso você não consiga esse desconto no primeiro ano, você sempre pode concorrer as bolsas no ano seguinte.





ACOMODAÇÃO

Existem acomodações estudantis fornecidas pelas universidades?


Sim, mas normalmente são utilizadas por portugueses que se deslocam de outras cidades. Os valores atrativos e as poucas vagas geram uma grande procura, então normalmente o estudante brasileiro não conseguem essas vagas.




Como faço para encontrar um local para morar enquanto estou estudando?


O mercado privado de arrendamento em Portugal dispõe de diversas opções, desde um quarto, apartamento partilhado, e apartamento privado.

As condições de arrendamento variam de acordo com o proprietário, sendo que deverá sempre colocar todas as questões que considere pertinentes (duração contratual, acesso à internet, comodidades e serviços incluídos).

A NB Portugal possui duas acomodações privadas para seus estudantes em Lisboa.





AGENDE UMA REUNIÃO VIA SKYPE

ENTRE EM CONTATO PELO WHATSAPP

Converse com um de nossos consultores.

Converse com um de nossos consultores.

Valor do investimento 100€ 

+351 913.687.035

De segunda a sexta das 9h às 21h.

Sábado e Domingo das 9h às 19h.