Como escolher um curso superior

Confira abaixo as dicas que compartilhamos com vocês


Primeiro conselho para quem está pesquisando sobre cursos superiores em Portugal: Seja sensato(a)! Não escolha por impulso e investigue as tendências do mercado.


Embora existam pessoas que já demonstram interesse ou paixão por determinada área profissional desde cedo, também existem aquelas que ainda não decidiram em que área seguir.


Portugal precisa cada vez mais de profissionais que proporcionem respostas não só nas áreas das tecnologias, saúde, telecomunicações, engenharia, ciências, ambiente entre outras, mas também de tudo o que responde ao irreversível envelhecimento e longevidade da população. Dentro destas áreas existem dezenas de cursos e um deles pode ser o seu!


Reunimos 5 dicas importantes que vão te ajudar na hora de decidir.


1. DESCUBRA A SUA ÁREA DE INTERESSE

Descubra em qual área ou áreas profissionais você tem interesse e quais as suas motivações pessoais para frequentar este curso. Não esqueça que você vai dedicar de 3 a 5 anos estudando a mesma matéria, pergunte-se qual a área lhe motiva o suficiente para a conhecer a fundo durante este tempo?

Separamos três sites de Testes Vocacionais online, utilize os testes como uma ferramenta de autoconhecimento, não espere respostas prontas para encontrar o emprego dos seus sonhos, pois os resultados são apenas sugestões baseadas numa área de avaliação. Veja abaixo:

· Que Curso?

· Neora

· Teste Vocacional


2. PESQUISE

Após escolher a área na qual pretende estudar, pesquise o máximo que conseguir sobre as Instituições, quanto maiores suas opções mais chances você tem de ingressar no ensino superior Português.


3. AMPLIE A SUA PESQUISA

Além de pesquisar sobre qual será a melhor Instituição para você, é essencial também pesquisar sobre as melhores cidades para viver em Portugal, custo de vida, entre outros. Deixamos aqui três canais cheios de informações e dicas valiosas sobre Portugal.

Confira:

Uma boa pesquisa é aquela que soma mais dados para comparação, quanto mais puder comparar melhor para decidir o que é melhor para você!


4. ANALISE OS PLANOS CURRICULARES

Analise o plano curricular que cada curso oferece, isto pode ser uma ajuda na hora de decidir escolher ou não um determinado curso. Muitos candidatos escolhem o curso com base no seu nome, o que pode ser um erro. Fundamente sua escolha com base nas disciplinas que fazem parte do plano curricular do curso, pesquise também as saídas profissionais e taxa de empregabilidade do curso.


5. NÃO SINTA-SE PRESSIONADO(A)

Sem pressão! Não pense nesta escolha como sendo definitiva, muitas Instituições em Portugal oferecem formas de transferência de um curso para outro ou mesmo transferência de Instituição, onde você pode equivaler as disciplinas e não as fazer novamente.


6. PESQUISE O MERCADO DE TRABALHO

Antes de tomar a decisão final sobre qual curso escolher, pesquise sobre o mercado de trabalho da área profissional que pretende seguir. É normal que muitas pessoas fiquem em dúvida em relação a profissão que goste e aquela que trará maior recompensa financeira, porém, tente equilibrar a sua escolha entre o que gosta e o que compensa financeiramente.

Você pode consultar o portal Infocursos uma plataforma online que disponibiliza dados e estatísticas sobre cursos superiores em Portugal, o site traz informação no sentido de apoiar as escolhas no acesso ao ensino superior Português.


7. PENSE SOZINHO(A)!

Sempre existe quem queira nos ajudar a escolher nossa futura profissão, estes conselhos de amigos e familiares são bem-vindos, mas não se deixe influenciar pelos sonhos dos outros. Pense por si e decida o que será melhor para a sua vida profissional. Independente da escolha, aqueles que realmente estiverem do seu lado vão apoiar e respeitar a sua decisão.


8. SEJA REALISTA NAS SUAS ESCOLHAS

Seja realista! Esta é uma ótima dica para começar a colocar em prática os seus planos de estudo e mudança de país. Tenha em mente o que você realmente quer e o que você pode fazer para alcançar o seu objetivo.


9. FAÇA AS CONTAS!

Considere os custos que terá com a Universidade/Politécnico. Pense nos custos que terá nestes 3 ou 5 anos de estudo, calcular os gastos para não ter surpresas no futuro!

Além dos gastos com acomodação, transporte, alimentação entre outros. Por isso a nossa dica nº 3 é bastante importante para que você tenha uma noção de quanto custa viver em Portugal!

A boa notícia é que existem Instituições em Portugal que oferecem aos seus alunos estrangeiros uma Bolsa Mérito, no qual o aluno ganha um desconto de até 50% no valor da propina (mensalidade do curso), se quiser saber mais sobre este assunto, entre em contato com a NB, ficaremos felizes em tirar suas dúvidas!


10. VENHA EM SEGURANÇA PARA PORTUGAL

E por fim, uma última dica para aqueles que preferem maior segurança e comodidade na hora de planejar os estudos e a mudança para Portugal, procure por uma ajuda profissional e especializada em assuntos acadêmicos, que possa te orientar desde o início, como por exemplo:

· Na escolha da melhor Instituição;

· A melhor via de ingresso para o seu caso;

· Datas e fases de candidatura e qual a documentação correta para fazê-la;

· Os documentos que não podem faltar no momento da matrícula;

· Orientação sobre o custo de vida onde você pretende morar;

· Vem sozinho(a) ou com um(a) amigo(a)? A NB tem duas residências estudantis na região de Lisboa, é só entrar em contato para saber sobre as vagas disponíveis, AQUI

· Os documentos necessários na chegada a Portugal;

· Marcação para o pedido do Título de Residência no SEF.


Conte com a NB Intercâmbio Portugal para todos estes assuntos, a NB acompanha você desde o início, orienta na decisão sobre qual o melhor curso, instituição e qualquer outra dúvida relacionada a vida acadêmica e imigração para Portugal.

Realize o seu sonho com tranquilidade, conte com quem entende do assunto!


Caso queira conferir algumas sugestões de cursos em Lisboa para iniciar o ano letivo em fevereiro/2021 clique AQUI

Esperamos que essas dicas sejam úteis para você, se ficou com alguma dúvida, envie uma mensagem para a nossa equipe!


Quer estudar em Portugal? Entre em contato conosco, estamos disponíveis no Whatsapp +351 913 687 035 ou

pelo e-mail geral@nbintercambio.pt




© 2018 NB Intercâmbio Portugal

geral@nbintercambio.pt       Av. Fontes Pereira de Melo, 35      1050-118 Lisboa

  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram