top of page

Dúvidas Comuns

A NB responde para você!


Qual a sua dúvida? Veja se encontra ela aqui embaixo, caso não, envie um email ou converse via whatsapp conosco!


Quando começa o ano letivo em Portugal?

O ano letivo inicia em setembro, mas em algumas Universidades Portuguesas o ano letivo inicia no mês de outubro.


Posso iniciar meu curso em outra época do ano letivo?

Poucas Universidades dão início ao ano letivo em outra data que não seja setembro/outubro. Porém, nós temos a possibilidade de início em fevereiro (segundo semestre europeu) apenas em Lisboa tanto para licenciatura como para mestrado em algumas áreas especificas.

Estudante do Ensino Superior pode trabalhar?

Sim, estudante pode trabalhar legalmente quando está matriculado em um curso superior desde que o horário de trabalho não atrapalhe o seu período de aula, isso é uma exigência do SEF.


Estudante pode reagrupar a Família?

Sim, se você está cursando licenciatura/mestrado/doutorado tem a possibilidade de trazer sua família (esposa/esposo e filhos).

Cursar Pós Graduação em Portugal

Existem diversas possibilidades de fazer um curso de Pós Graduação, os cursos tem duração de 1 ano ou até menos de um ano.

Cursos com duração de 1 ano ou menos, não permitem o estudante trabalhar legalmente e também não possibilitam o reagrupamento familiar.

Portanto, para aqueles que desejam estudar, trabalhar e trazer a família, não aconselhamos que façam um curso de Pós Graduação.

Cursos Tecnólogos são reconhecidos em Portugal?

Em geral os Cursos Tecnólogos não são considerados um grau acadêmico por algumas Universidades Portuguesas, portanto, o Brasileiro que tem esse tipo de diploma na maioria das vezes não consegue ingressar em um mestrado, tendo que fazer uma nova graduação em Portugal. Dependendo da área, o reconhecimento é concedido, possibilitando o candidato a ingressar em um curso de mestrado, fale conosco para saber mais. Estudante brasileiro pode cursar Medicina em Portugal? É possível ingressar em Medicina com a nota do ENEM?

Não, o ingresso de candidatos internacionais não é aceito nos cursos de medicina em Portugal. Os candidatos que pretendem ingressar em um curso de medicina, devem preencher um dos requisitos abaixo:

1. Obter nacionalidade Portuguesa 2. Dupla Cidadania de um país membro da EU 3. Residir legalmente em Portugal a mais de 2 anos (sem interrupção) Posso transferir meu curso do Brasil para Portugal?

Na realidade não seria uma transferência e sim um novo ingresso no ensino superior em Portugal. Primeiro você precisa ser aceito em uma universidade Portuguesa no curso escolhido, após sua aceitação, é preciso enviar a documentação da universidade brasileira para a universidade portuguesa analisar, a universidade portuguesa irá analisar todas matérias já cursadas, avaliando se possui o mesmo conteúdo e carga horária. Normalmente os estudantes conseguem ter um aproveitamento de menos de 50% das disciplinas já cursadas.

Quais são as formas de ingresso em uma Graduação/Licenciatura em Portugal? Existem 4 formas de ingresso para estudante internacional, veja abaixo: 1. ENEM - A forma de ingresso mais usada pelos estudantes Brasileiros é feita através da nota do ENEM (últimos 3 anos), com isso o candidato tem grandes chances de conseguir admissão em uma Universidade Portuguesa que ofereça valores mais atrativos. Até o momento 50 instituições aceitam o ENEM como forma de ingresso.

2 - Prova Interna - Caso você não tenha feito o ENEM, pode realizar uma prova interna, oferecida pelas universidades privadas, onde geralmente as propinas anuais possuem valores mais altos.

3 - *Vestibular - Algumas Universidades também aceitam as provas de vestibulares prestados nos últimos 3 anos no Brasil.

4 - Diplomados - Se você possui formação superior (bacharel/licenciatura), existe a possibilidade de candidatar-se como portador de diploma superior para uma nova graduação. Quais são as formas de ingresso em um Mestrado em Portugal? O ingresso normalmente é feito através da análise da documentação do candidato. Os documentos exigidos variam dependendo da universidade.

Geralmente são exigidos: - Diploma da graduação - Histórico da graduação,

Algumas Universidades podem solicitar documentos adicionais, tais como:

- CV em modelo europass;

- Carta motivacional;

- Carta de recomendação entre outros documentos.


Quando iniciam as fases de candidaturas/processo seletivo? Tudo vai depender do curso e da Universidade escolhida. * Licenciatura – Dezembro até agosto * Mestrado – Fevereiro até setembro * Doutorado – Fevereiro até novembro Como faço para me candidatar?

Você deve acessar o site da universidade escolhida, procurar o edital e fazer a candidatura através do portal da Universidade. As Universidades públicas são gratuitas? Não, o ensino público em Portugal é pago. As Universidades privadas são mais caras que as públicas? Não, existem opções de Universidades privadas com valores mais atrativos do que as Universidades públicas. Qual a diferença entre o Ensino Universitário e o Ensino Politécnico?

Ensino Universitário

O ensino universitário é orientado por uma didática mais teórica, uma perspectiva de pesquisa e conhecimento, visando preparar uma sólida preparação cientifica e cultural, proporcionando uma formação que habilite o aluno para o exercício de atividades profissionais e culturais, fomentando o desenvolvimento das capacidades de concepção, inovação e análise crítica.

Ensino Politécnico

O ensino Politécnico é orientado por uma perspectiva de pesquisa aplicada e desenvolvimento, direcionando a compreensão e solução de problemas concretos e visa proporcionar uma sólida formação cultural e técnica de nível superior, onde o aluno desenvolve uma análise crítica e conhecimentos científicos, desenvolvendo tanto o lado teórico quanto o lado prático e as suas aplicações no exercício das atividades profissionais. Terei de pagar alguma taxa de candidatura? Sim, cada universidade tem o seu valor, que variam de 50 euros a 300 euros por taxa de candidatura. A taxa de candidatura é reembolsável? Infelizmente não, se não for aceito ou desistir de ingressar na Universidade, você não tem reembolso. Quais são os valores de propina/anuidade para estudar em Portugal? Os valores são consoante ao curso e a universidade de escolha. Existem opções de 1.200 euros anuais a 7 mil euros anuais. Consigo pagar o valor de propina/anuidade por mês?

Sim, existem algumas universidades que facilitam o pagamento da propina, dando a opção de parcelamento aos estudantes, porém, o aluno sempre deve pagar um valor de matricula/inscrição/ seguro escolar antes do início das aulas.

Normalmente o aluno paga esse valor (chamados de emolumentos) e recebe a carta de admissão/aceitação, que será utilizada para aplicar o visto no Brasil.

No início das aulas em setembro, o estudante começa a pagar as mensalidades/propinas. Existe bolsa de estudo para Brasileiros? As Bolsas de estudos não são como no Brasil, que o estudante não precisará pagar nenhum valor a Universidade. Em Portugal você recebe um desconto na sua propina/mensalidade. Caso você não consiga esse desconto no primeiro ano, você sempre pode concorrer as bolsas no ano seguinte.


Por que as Universidades possuem procedimentos totalmente diferentes? As Instituições de Ensino Superior são autônomas, ou seja, elas tem suas condições específicas de ingresso e funcionamento dos ciclos de estudos, planos de estudos, os regimes de procedências e de avaliação, creditação da formação, prazos de emissão de documentação acadêmica, alteração de horários e regimes de funcionamento ou prazos de resposta aos requerimentos efetuados etc...

PS. Através da Lei nº 62/2007, de 10 de setembro é estabelecido o regime jurídico das instituições de ensino superior, regulando designadamente a sua constituição, atribuições e organização, o funcionamento e competência dos seus órgãos e, ainda, a tutela e fiscalização pública do Estado sobre as mesmas, no quadro da sua autonomia. Existem acomodações estudantis fornecidas pelas Universidades?

Sim, mas normalmente são utilizadas por portugueses que se deslocam de outras cidades. Os valores atrativos e as poucas vagas geram uma grande procura, então normalmente o estudante brasileiro não conseguem essas vagas.


Como faço para arrumar um local para morar enquanto estou estudando?

O mercado privado de arrendamento em Portugal dispõe de diversas opções, desde um quarto, apartamento partilhado, a apartamento privado.

As condições de arrendamento variam de acordo com o proprietário, sendo que deverá sempre colocar todas as questões que considere pertinentes (duração contratual, acesso à internet, comodidades e serviços incluídos). A NB Portugal possui duas acomodações privadas para seus estudantes em Lisboa. Qual o tempo de duração dos cursos de Licenciatura e Mestrado?

Licenciatura – 3 anos Mestrado Integrado – 5 anos Mestrado – 2 anos


O que seria Mestrado Integrado?

O Mestrado Integrado é um ciclo de estudos que engloba licenciatura e mestrado seguido. Isso quer dizer que você entra em um curso de Licenciatura e finaliza o curso com o grau de mestre, por isso tem duração de 5 anos.

Quais os cursos são Mestrados Integrados e como funcionam? Quase todos os cursos de Engenharia, Arquitetura, Ciências Farmacêuticas e Psicologia têm uma estrutura composta por dois níveis integrados (1.º ciclo e 2.º ciclo).

O primeiro nível não permite a aquisição das competências profissionais necessárias, mas confere aos estudantes conhecimentos e formação de base na área científica em questão, bem como a possibilidade de continuarem os seus estudos numa outra instituição de ensino superior nacional ou internacional.


O segundo nível caracteriza-se por uma formação especializada que qualifica os estudantes para o exercício da profissão. O ciclo integrado compreende um conjunto de unidades curriculares, a redação e a defesa de uma tese ou de um relatório de projeto ou de estágio a realizar no último ano do curso.

Após a conclusão deste ciclo de estudos integrado (mestrado integrado), com uma duração normal de dez semestres, conferindo 300 créditos ECTS, os estudantes recebem o grau de mestre e são considerados profissionalmente qualificados para o exercício da profissão. Como estudante eu preciso de NIF (número de identificação fiscal)? Sim o NIF é um dos documentos mais importantes quando se vem morar em Portugal. NIF = CPF Normalmente para solicitar o NIF você precisa de um representante fiscal em Portugal, a NB Portugal possui parceria para facilitar a solicitação antes mesmo de sua chegada. Como estudante posso abrir uma conta bancária em Portugal? Sim, Algumas Universidade possuem parcerias com alguns bancos que facilitam a abertura. Mas para isso você precisa ter o NIF e um comprovante de residência. Necessito de visto para entrar em Portugal?

Sim. Ainda no seu país de origem, e antes de viajar, deve solicitar junto da embaixada de Portugal um visto de residência para estudar em Portugal.

Qual a diferença entre visto de residência e autorização de residência?

Visto de residência – Você aplica antes de sua vinda a Portugal, ele tem duração de 4 meses.

Autorização de residência – Esse sim o documento mais importante, depois de sua chegada em Portugal, você deve se dirigir ao SEF com data marcada para entregar a documentação necessária. Toda documentação necessária para solicitar sua Autorização de Residência é reunida em Portugal, a AR tem duração de 1 ano ou mais.


Posso entrar em Portugal com visto de turista e depois trocar pelo visto de estudante?

A NB Portugal recomenda firmemente que os estudantes tragam o visto correto para fins de estudos em Portugal.

Caso o estudante não possua tem hábil para aplicar seu visto no país de origem, deve entrar em contato conosco para analisarmos suas possibilidades.


Sua dúvida não está aqui? Então entre em contato conosco, estamos disponíveis no Whatsapp +351 913 687 035 ou pelo e-mail geral@nbintercambio.pt


3.759 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page