Dúvidas Comuns

A NB responde para você!


Qual a sua dúvida? Veja se encontra ela aqui embaixo, caso não, envie um email ou converse via whatsapp conosco!


Quando começa o ano letivo em Portugal?

O ano letivo inicia em setembro, mas em algumas Universidades Portuguesas o ano letivo inicia no mês de outubro.


Posso iniciar meu curso em outra época do ano letivo?

Poucas Universidades dão início ao ano letivo em outra data que não seja setembro/outubro. Porém, nós temos a possibilidade de início em fevereiro (segundo semestre europeu) apenas em Lisboa tanto para licenciatura como para mestrado em algumas áreas especificas.

Estudante do Ensino Superior pode trabalhar?

Sim, estudante pode trabalhar legalmente quando está matriculado em um curso superior desde que o horário de trabalho não atrapalhe o seu período de aula, isso é uma exigência do SEF.


Estudante pode reagrupar a Família?

Sim, se você está cursando licenciatura/mestrado/doutorado tem a possibilidade de trazer sua família (esposa/esposo e filhos).

Cursar Pós Graduação em Portugal

Existem diversas possibilidades de fazer um curso de Pós Graduação, os cursos tem duração de 1 ano ou até menos de um ano.

Cursos com duração de 1 ano ou menos, não permitem o estudante trabalhar legalmente e também não possibilitam o reagrupamento familiar.

Portanto, para aqueles que desejam estudar, trabalhar e trazer a família, não aconselhamos que façam um curso de Pós Graduação.

Cursos Tecnólogos são reconhecidos em Portugal?

Em geral os Cursos Tecnólogos não são considerados um grau acadêmico por algumas Universidades Portuguesas, portanto, o Brasileiro que tem esse tipo de diploma na maioria das vezes não consegue ingressar em um mestrado, tendo que fazer uma nova graduação em Portugal. Dependendo da área, o reconhecimento é concedido, possibilitando o candidato a ingressar em um curso de mestrado, fale conosco para saber mais. Estudante brasileiro pode cursar Medicina em Portugal? É possível ingressar em Medicina com a nota do ENEM?

Não, o ingresso de candidatos internacionais não é aceito nos cursos de medicina em Portugal. Os candidatos que pretendem ingressar em um curso de medicina, devem preencher um dos requisitos abaixo:

1. Obter nacionalidade Portuguesa 2. Dupla Cidadania de um país membro da EU 3. Residir legalmente em Portugal a mais de 2 anos (sem interrupção) Posso transferir meu curso do Brasil para Portugal?

Na realidade não seria uma transferência e sim um novo ingresso no ensino superior em Portugal. Primeiro você precisa ser aceito em uma universidade Portuguesa no curso escolhido, após sua aceitação, é preciso enviar a documentação da universidade brasileira para a universidade portuguesa analisar, a universidade portuguesa irá analisar todas matérias já cursadas, avaliando se possui o mesmo conteúdo e carga horária. Normalmente os estudantes conseguem ter um aproveitamento de menos de 50% das disciplinas já cursadas.

Quais são as formas de ingresso em uma Graduação/Licenciatura em Portugal? Existem 4 formas de ingresso para estudante internacional, veja abaixo: 1. ENEM - A forma de ingresso mais usada pelos estudantes Brasileiros é feita através da nota do ENEM (últimos 3 anos), com isso o candidato tem grandes chances de conseguir admissão em uma Universidade Portuguesa que ofereça valores mais atrativos. Até o momento 50 instituições aceitam o ENEM como forma de ingresso.

2 - Prova Interna - Caso você não tenha feito o ENEM, pode realizar uma prova interna, oferecida pelas universidades privadas, onde geralmente as propinas anuais possuem valores mais altos.

3 - *Vestibular - Algumas Universidades também aceitam as provas de vestibulares prestados nos últimos 3 anos no Brasil.

4 - Diplomados - Se você possui formação superior (bacharel/licenciatura), existe a possibilidade de candidatar-se como portador de diploma superior para uma nova graduação. Quais são as formas de ingresso em um Mestrado em Portugal? O ingresso normalmente é feito através da análise da documentação do candidato. Os documentos exigidos variam dependendo da universidade.

Geralmente são exigidos: - Diploma da graduação - Histórico da graduação,

Algumas Universidades podem solicitar documentos adicionais, tais como:

- CV em modelo europass;