
Em Portugal, encontram-se atualmente 4.690 estudantes Angolanos, segundo dados do Ministério do ensino superior, ciência, tecnologia e educação.
Cada vez mais cidadãos da Angola escolhem Portugal para aperfeiçoar o seu currículo acadêmico. Veja abaixo algumas dicas para planejar a sua candidatura.
Como Planejar sua candidatura no ensino superior em Portugal?
Passo 1 – Escolha do curso
Comece por pesquisar os cursos que as instituições de ensino superior em Portugal oferecem!
Analise os valores, região da universidade/politécnico, entre outros fatores que sejam importantes para si.
Defina um conjunto de cursos que tenha interesse, a partir daí fica mais fácil pesquisar informações sobre cada um deles, desde a nota do último colocado no ano anterior, a universidade/politécnico em que é ministrado ou outros aspetos que poderão ajudá-lo(a) na sua decisão.
Passo 2 – Média do ensino secundário
Saiba a sua nota média do ensino secundário!
A sua média define as suas chances de ingressar ou não em determinadas universidades/politécnicos.
Lembrando que a escala de classificação usada no sistema de ensino Angolano é igual a escala utilizada na classificação do ensino secundário Português.
É importante destacar que a nota média de algumas disciplinas do ensino secundário é decisiva para ingressar no curso escolhido.
Passo 3 – Verifique os editais das universidades/politécnicos
Os editais disponibilizados nos sites das universidades/politécnicos são utilizados para informar os futuros candidatos sobre determinações, avisos, citações e outros comunicados de ordem oficial.
Por meio deste documento você obtém informações sobre as datas de candidatura, resultado e matrícula, número de vagas e critérios de seleção.
Já no edital de colocação você encontra as notas dos candidatos do ano letivo anterior, que pode servir para uma comparação entre a nota mais alta e mais baixa com a sua média de candidatura.
Passo 4 – Faça uma lista!
Depois de seguir os passos anteriores, é hora de fazer os cálculos.
Faça uma lista dos cursos pesquisados e faça uma comparação das suas notas médias com as notas dos candidatos do ano letivo anterior. Desta forma você consegue saber em quais universidades/politécnicos há maiores chances de ingresso.
Passo 5 – Teste de admissão
Com a lista feita, selecione as universidades/politécnicos que não exijam testes de admissão, sendo a sua nota média do secundário como forma de ingresso.
Passo 6 – Valores das propinas
Os valores para estudantes internacionais variam dependendo do curso e universidade/politécnico escolhido. Em Portugal os valores anuais estão entre €1.000 e €7.000, há a possibilidade de ser pago em prestações ou até por semestre, cada universidade/politécnico estabelece a sua forma de pagamento. Cabe a você escolher qual forma mais se adequa ao seu perfil.
Passo 7 – Candidatura
Após toda a pesquisa, fique atento(a) aos editais sobre as datas das candidaturas, resultados e matrículas, para não perder as primeiras fases das candidaturas.
A NB Portugal é a 1° Assessoria Estudantil com foco no estudante estrangeiro,
especializada em processos de Candidatura, Matrícula e Reconhecimento de Diploma
em Portugal. Contamos com profissionais qualificados e experientes em processos acadêmicos.
Se você planeja ingressar em uma Instituição do Ensino Superior Português.
Entre em contato conosco!
E você, vem para Portugal em 2023?
- Sim!
- Não!