top of page

Estudantes Angolanos - Dicas para o processo de candidatura no ensino superior em Portugal


Angolano em Portugal

Em Portugal, encontram-se atualmente 4.690 estudantes Angolanos, segundo dados do Ministério do ensino superior, ciência, tecnologia e educação.

Cada vez mais cidadãos da Angola escolhem Portugal para aperfeiçoar o seu currículo acadêmico. Veja abaixo algumas dicas para planejar a sua candidatura.



Como Planejar sua candidatura no ensino superior em Portugal?

Passo 1 – Escolha do curso

Comece por pesquisar os cursos que as instituições de ensino superior em Portugal oferecem!

Analise os valores, região da universidade/politécnico, entre outros fatores que sejam importantes para si.

Defina um conjunto de cursos que tenha interesse, a partir daí fica mais fácil pesquisar informações sobre cada um deles, desde a nota do último colocado no ano anterior, a universidade/politécnico em que é ministrado ou outros aspetos que poderão ajudá-lo(a) na sua decisão.


Passo 2 – Média do ensino secundário

Saiba a sua nota média do ensino secundário!

A sua média define as suas chances de ingressar ou não em determinadas universidades/politécnicos.

Lembrando que a escala de classificação usada no sistema de ensino Angolano é igual a escala utilizada na classificação do ensino secundário Português.

É importante destacar que a nota média de algumas disciplinas do ensino secundário é decisiva para ingressar no curso escolhido.


Passo 3 – Verifique os editais das universidades/politécnicos

Os editais disponibilizados nos sites das universidades/politécnicos são utilizados para informar os futuros candidatos sobre determinações, avisos, citações e outros comunicados de ordem oficial.

Por meio deste documento você obtém informações sobre as datas de candidatura, resultado e matrícula, número de vagas e critérios de seleção.

Já no edital de colocação você encontra as notas dos candidatos do ano letivo anterior, que pode servir para uma comparação entre a nota mais alta e mais baixa com a sua média de candidatura.


Passo 4 – Faça uma lista!

Depois de seguir os passos anteriores, é hora de fazer os cálculos.

Faça uma lista dos cursos pesquisados e faça uma comparação das suas notas médias com as notas dos candidatos do ano letivo anterior. Desta forma você consegue saber em quais universidades/politécnicos há maiores chances de ingresso.


Passo 5 – Teste de admissão

Com a lista feita, selecione as universidades/politécnicos que não exijam testes de admissão, sendo a sua nota média do secundário como forma de ingresso.


Passo 6 – Valores das propinas

Os valores para estudantes internacionais variam dependendo do curso e universidade/politécnico escolhido. Em Portugal os valores anuais estão entre €1.000 e €7.000, há a possibilidade de ser pago em prestações ou até por semestre, cada universidade/politécnico estabelece a sua forma de pagamento. Cabe a você escolher qual forma mais se adequa ao seu perfil.


Passo 7 – Candidatura

Após toda a pesquisa, fique atento(a) aos editais sobre as datas das candidaturas, resultados e matrículas, para não perder as primeiras fases das candidaturas.


 

A NB Portugal é a 1° Assessoria Estudantil com foco no estudante estrangeiro,

especializada em processos de Candidatura, Matrícula e Reconhecimento de Diploma

em Portugal. Contamos com profissionais qualificados e experientes em processos acadêmicos.

Se você planeja ingressar em uma Instituição do Ensino Superior Português.

Entre em contato conosco!

E você, vem para Portugal em 2023?

  • Sim!

  • Não!


1.298 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page