Conheça os requisitos e os trâmites necessários para ingressar em uma faculdade portuguesa.

Portugal tem sido um país muito visado por brasileiros que desejam cursar Medicina no exterior - seja por programas de mobilidade e intercâmbio ou através de regime geral de acesso - devido ao baixo custo, facilidade de entender a língua e adequar-se a cultura da região, além de possuir uma lista de Universidades Públicas conceituadas e reconhecidas pela ótima qualidade de ensino.
Embora o país tenha muitos atrativos, os estudantes internacionais não podem fazer faculdade de Medicina por lá, exceto se cumprirem alguns requisitos.
Quer saber quais são eles e como funciona o curso em Portugal?
Então continue de olho na matéria para “não ficar a ver navios!”.
REQUISITOS PARA CURSAR MEDICINA EM PORTUGAL
Estudar Medicina em Portugal pode ser um sonho, porém não é tão fácil quanto parece.
De acordo com as normas do país, estudantes internacionais não podem fazer faculdade de Medicina, a não ser que tenham algumas das opções abaixo:
Veja abaixo os requisitos para você poder estudar medicina em Portugal:
Clique no requisito para ver o texto!
1. Nacionalidade Portuguesa:
O Brasileiro que possuir cidadania Portuguesa pode prestar o Exame Nacional - semelhante ao ENEM do Brasil, assim como qualquer outro cidadão Português. Se conseguir atingir boas notas, ele poderá candidatar-se para o curso de Medicina em Portugal.
2. Dupla Cidadania de um país membro da UE
O candidato não será considerado estudante internacional e terá a possibilidade de fazer a inscrição no Concurso Nacional para quaisquer cursos, incluindo medicina, prestando o Exame Nacional em Portugal.
3. Residir legalmente em Portugal a mais de 2 anos (sem interrupção)
O candidato deve possuir uma autorização de residência válida, entre outros documentos que comprovam a sua residência em Portugal a mais de 2 anos. Os 2 anos deverão estar completos até o dia 31 de agosto do ano letivo que pretende estudar na universidade Portuguesa, já que as aulas iniciam no mês de Setembro.
4. Solicitar o Estatuto de Igualdade de Direito e Deveres
Esse estatuto foi um acordo feito no Brasil, em 22 de abril de 2000, por meio de um tratado de Amizade, cooperação e Consulta entre República Portuguesas e a República Federativa Brasileira. Ele beneficia tanto brasileiros que vivem em Portugal, quanto Portugueses que moram no Brasil.
O brasileiro que tiver mais de 18 anos e que tenha residido legalmente em Portugal a mais de 6 meses, ou seja, com autorização de Residência, tem direito de pedir o documento que os permite ter os mesmos direitos e deveres de um Português - mesmo que seja um estrangeiro. E vice-versa!

Dependendo da cidade e da época do ano em que foi realizado o pedido, o prazo para entrega do documento pode variar de 1 mês até 8 meses. Após o recebimento do estatuto o candidato estará apto a fazer sua inscrição no Concurso Nacional para prestar o exame, e adiante, concorrer a uma vaga em Medicina.

IMPORTANTE: Em todas as possibilidades de acesso ao curso de Medicina apresentadas acima, o candidato que completou o ensino médio fora de Portugal, deverá apresentar a equivalência Diploma/Certificado de conclusão e Histórico escolar do ensino médio junto a uma escola secundária em Portugal.
COMO FUNCIONA O CURSO DE MEDICINA EM PORTUGAL
Internato (Brasil) = Ciclo Clínico (Portugal)
Assim como no Brasil, em Portugal o curso de Medicina é composto por aulas teóricas e práticas, com duração de 6 anos. Mas apesar do tempo ser o mesmo, os ciclos funcionam de maneiras diferentes (3 anos de ciclo básico e 3 anos de ciclo clínico), sendo este último ano do ciclo clínico destinado ao estágio supervisionado - conhecido no Brasil como internato.
Com a assinatura da declaração de Bolonha, nos “tempos de outra senhora” (1999), o curso de Medicina passou a ter mestrado integrado (MI), ou seja, o estudante tem a possibilidade de fazer graduação e mestrado em Portugal em cerca de 6 anos. Os mestrados integrados são mais comuns no caso de cursos mais longos, como medicina, e são divididos em ensino teórico e prático.
Residência (Brasil) = Internato (Portugal)
Após esses 6 anos de formação acadêmica, o aluno que deseja ganhar autonomia deve obrigatoriamente fazer o 7º ano (remunerado), chamado de Internato de Formação Geral - o que equivale a Residência Médica do Brasil. Somente depois de concluído esses 7 anos que é possível aceder à especialidade através de um exame único que é feito anualmente.
Este ciclo integrado compreende um conjunto de unidades curriculares, e para terminar a graduação e obter o grau de Mestrado é necessário cumprir a última etapa que é a residência médica, chamado de internato médico por lá. Deve-se concluir apresentando uma redação e defesa de tese ou de um relatório de projeto ou de estágio, equiparado na prática a um TCC no Brasil.
Entenda melhor na tabela a seguir!

COMO ESTUDAR MEDICINA EM PORTUGAL
Medicina é muito concorrido em todos os países e em Portugal não é diferente. Para ingressar nesse curso em uma universidade Portuguesa é preciso fazer o Exame Nacional e conquistar boas notas. Para passar é essencial que o candidato tenha uma média alta, proveniente de “bué” dedicação e um bom preparo.
De acordo com a legislação portuguesa, o curso de Medicina é o único que não aceita a nota do ENEM como porta de entrada. Logo, os estrangeiros só podem ingressar na faculdade fazendo o vestibular tradicional aplicado em solo português.
Vale lembrar que a média exigida varia de acordo com a instituição escolhida. Cada universidade possui um processo de seleção próprio e exigências de notas diferentes (9,0 / 9,5 e 10). O cálculo da nota de entrada na faculdade será feita da seguinte forma: 50% da média das notas das provas cobradas pela instituição e os outros 50% da média do seu ensino secundário.
Por exemplo, na Universidade do Minho são necessários 3 provas: Biologia e Geologia; Física e Química; e matemática. Logo, 50% da sua nota de entrada vai ser a médica dessas 3 notas, já os outros 50% vai ser a médica do seu ensino secundário (ensino Médio Brasileiro).
*Ensino Médio (Brasil) = Ensino Secundário (Portugal)

Assessoria educacional em Portugal
A NB Intercâmbio é a primeira assessoria educacional em Portugal, especialista nos processos acadêmicos para estudantes estrangeiros. Nossos serviços ajudam o estudante a encontrar qual universidade e cidade se encaixam melhor ao seu perfil, bem como orientamos o candidato do processo de candidatura à matrícula e na organização dos documentos corretos e necessários para o ingresso na instituição.
A proposta oferecida pela nossa equipe é completa, e te ajudará a conseguir o visto de estudante, passagens aéreas e até acomodações. Isso tudo é possível devido a grandes parcerias com empresas especializadas no mercado português e brasileiro.
Este é um serviço para quem procura conseguir processos facilitados e resolvidos de forma clara e profissional, seja para assuntos relacionados ao ensino superior em Portugal ou para serviços de obtenção de equivalência do Diploma/Certificado de conclusão e Histórico escolar do ensino médio.
Quer estudar em Portugal? Entre em contato conosco, estamos disponíveis no Whatsapp +351 913 687 035 ou
pelo e-mail geral@nbintercambio.pt
Fonte: Soul Medicina