Politécnico VS Universidade

Qual a diferença entre uma Universidade e um Politécnico, você sabe?


Essa é uma questão que atinge a grande maioria dos estudantes quando planeja uma candidatura em Portugal.


A grande diferença entre estas duas instituições é na verdade, o método de ensino. Se houver uma comparação do mesmo curso, notamos que o plano de estudos será praticamente o mesmo.


Como toda escolha na vida, obviamente tanto um sistema de ensino, como o outro tem suas vantagens e desvantagens. Cabe ao estudante avaliar e decidir o que é melhor para si, o que é mais importante dentre essas comparações.


Por um lado, temos o ensino prático-teórico do Politécnico, tradicionalmente ligado ao saber-fazer. Um sistema de ensino que possui um enfoque além da teoria e bastante prático onde o ensino é dividido maioritariamente por cadeiras teórico-práticas, pois tem como objetivo aplicar na realidade a parte teórica do ensino.


Já as Universidades oferecem um ensino teórico, ligado ao saber-pensar, voltado para as pesquisas científicas e ramo acadêmico. É direcionado a transmissão do conhecimento e teoria através do estudo da teoria, dependendo do curso escolhido, existem cursos com fundamentação teórica mais elevada que outros. É o tipo de ensino mais frequentado pelos estudantes Portugueses.


Listamos aqui as principais diferenças entre o método de ensino entre o Politécnico e a Universidade:


Politécnico

  • Método de ensino - Enfoque na aplicação prática do conhecimento

  • Cursos - Há cursos idênticos no ensino ensino universitário mas também existem cursos exclusivos do politécnico.

  • Formas de ingresso - Até a data deste artigo (Set/2020) existem 16 Institutos Politécnicos que aceitama nota do ENEM como forma de ingresso no ensino superior. Para cursos de Mestrado é preciso possuir grau de licenciado ou equivalente entre outros requisitos, que variam dependendo do politécnico .

  • Graus conferidos: Licenciado e Mestre

  • E quanto a valorização do grau obtido?: O seu diploma, seja de licenciado, mestre ou doutor vai valer tanto quanto um grau concluído em uma universidade, uma vez que o grau é o mesmo e tem o mesmo valor, não importa se é atribuído por um politécnico ou uma universidade.


Universidade

  • Método de ensino - O ensino universitário tem uma maior componente teórico

  • Cursos - Há cursos idênticos no ensino universitário e politécnico mas as universidades também possuem cursos exclusivos, o curso de Medicina, por exemplo, só é lecionado nas Universidades.

  • Formas de Ingresso - Até a data deste artigo (Set/2020) existem 19 Universidades que tem como forma de ingresso a nota do ENEM. Para cursos de Mestrado é preciso possuir grau de licenciado ou equivalente entre outros requisitos, que variam dependendo da Instituição. Em cursos de Doutorado é preciso possuir o grau de mestre ou equivalente e outros requisitos que variam de acordo com a universidade.

  • Graus conferidos: Licenciado, Mestre e Doutor


Veja abaixo algumas outras diferenças entre o Politécnico e Universidade:







Ainda tem dúvidas sobre qual instituição é melhor para você? Entre em contato conosco e marque uma reunião para tirar todas as suas dúvidas e dar inicio aos seus planos de mudança para Portugal!


Quer estudar em Portugal? Entre em contato conosco, estamos disponíveis no

Whatsapp +351 913 687 035 ou

pelo e-mail geral@nbintercambio.pt




© 2018 NB Intercâmbio Portugal

geral@nbintercambio.pt       Av. Fontes Pereira de Melo, 35      1050-118 Lisboa

  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram