Rankings Universitários, entenda melhor o que são!

O ensino superior está em processo de mudanças profundas em seu funcionamento. Essa nova situação certamente afetará o ranking das universidades. Muitos indicadores na metodologia de classificação se tornarão menos importantes enquanto alguns novos aparecerão.


Selecionamos algumas das organizações mais conhecidas e conceituadas na criação de rankings mundiais para conhecermos um pouco mais sobre como são escolhidas as melhores Instituições a nível mundial. Vamos lá?!


Você sabe dizer qual é a melhor Universidade de Portugal? Ou qual a melhor faculdade de Engenharia ou Gestão? Como definir a reputação de uma Instituição de Ensino superior?

O sistema de ensino superior em Portugal foi classificado em 35º lugar a nível mundial e além do ensino muito bem visto mudialmente, algumas Universidades Portuguesas estão no topo da lista, o país também possui Politécnicos de renome.

Existem Instituições que possuem as médias mais altas que outras e são muito procuradas pelos alunos internacionais, isso significa que estas faculdades estão entre as melhores?

Como saber?



Por existir esta questão, foram criados os Rankings UniversitáriosO que são?

São listas de Instituições do Ensino Superior (IES) feitas por organizações que verificam a qualidade destas IES através de indicadores de desempenho, estruturam de modo hierárquico determinados critérios, de forma a verificar imparcialmente, quais as melhores e piores Instituições de Ensino Superior. Cada organização utiliza critérios específicos para fazer a sua avaliação.



Caso você queira saber mais sobre as listas dos Rankings mais conceituados internacionalmente, confira abaixo quais são eles:


. Academic Ranking of World Universities (mais conhecido como “Ranking de Shanghai”)

. Times Higher Education World University Rankings (ou o THE Ranking)

. Webometrics Ranking of World Universities

. Leiden Ranking

. CHE University Ranking (Centrums für Hochschulentwicklung), entre muitos outros.



Se você quiser pesquisar uma Instituição específica, clica AQUI, você pode ainda ir até o menu “Institutions” e comparar em qual posição cada IES está!


Para que servem os Rankings?

É bastante útil para os estudantes que procuram saber mais sobre as Instituições Portuguesas, também estimulam a competição entre as Instituições e servem de termômetro para saber se seus esforços estão dando resultados, além disso, os rankings tem um grande poder e influência.

Para entender como funcionam, é preciso ter em conta que o método usado varia dependendo da organização, cada uma delas define em diferentes formas do que consideram “qualidade” e como se mede esse critério, cada lista tem sua forma de avaliação. Se em um ranking uma Instituição é considerada melhor que outra, isso pode variar conforme mudam os critérios.


Para compreender melhor, precisamos saber como funciona o processo de medição de qualidade. Há uma grande diferença entre avaliar uma Instituição pelo número de alunos com prêmio Nobel ou o pelo número de alunos por professor, normalmente não se justifica o motivo pelo qual se escolhe um critério de qualidade em relação ao outro, nem por quem é escolhida ou porquê. Não se compreende que tipo de reflexão se faz para formar estes rankings, no entanto, eles têm uma influência considerável na hora de formar a opinião pública.

As Universidades de Lisboa, do Porto, Nova de Lisboa, de Coimbra, do Minho, de Aveiro e a privada Católica portuguesa estão entre as mil melhores do mundo no ranking QS World University 2021.


Deixamos AQUI as comparações entre os 3 maiores rankings Universitários para você conferir!


Quer estudar em Portugal? Entre em contato conosco, estamos disponíveis no Whatsapp +351 913 687 035 ou

pelo e-mail geral@nbintercambio.pt












Este texto foi adaptado do original Ranking methodology: How are universities ranked? da University Rankings.

© 2018 NB Intercâmbio Portugal

geral@nbintercambio.pt       Av. Fontes Pereira de Melo, 35      1050-118 Lisboa

  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram