O ensino superior está em processo de mudanças profundas em seu funcionamento. Essa nova situação certamente afetará o ranking das universidades. Muitos indicadores na metodologia de classificação se tornarão menos importantes enquanto alguns novos aparecerão.

Selecionamos algumas das organizações mais conhecidas e conceituadas na criação de rankings mundiais para conhecermos um pouco mais sobre como são escolhidas as melhores Instituições a nível mundial. Vamos lá?!
Você sabe dizer qual é a melhor Universidade de Portugal? Ou qual a melhor faculdade de Engenharia ou Gestão? Como definir a reputação de uma Instituição de Ensino superior?
O sistema de ensino superior em Portugal foi classificado em 35º lugar a nível mundial e além do ensino muito bem visto mudialmente, algumas Universidades Portuguesas estão no topo da lista, o país também possui Politécnicos de renome.
Existem Instituições que possuem as médias mais altas que outras e são muito procuradas pelos alunos internacionais, isso significa que estas faculdades estão entre as melhores?
Como saber?
Por existir esta questão, foram criados os Rankings Universitários – O que são?
São listas de Instituições do Ensino Superior (IES) feitas por organizações que verificam a qualidade destas IES através de indicadores de desempenho, estruturam de modo hierárquico determinados critérios, de forma a verificar imparcialmente, quais as melhores e piores Instituições de Ensino Superior. Cada organização utiliza critérios específicos para fazer a sua avaliação.
Caso você queira saber mais sobre as listas dos Rankings mais conceituados internacionalmente, confira abaixo quais são eles:
. Academic Ranking of World Universities (mais conhecido como “Ranking de Shanghai”)
. Times Higher Education World University Rankings (ou o THE Ranking)
. Webometrics Ranking of World Universities
. CHE University Ranking (Centrums für Hochschulentwicklung), entre muitos outros.
Se você quiser pesquisar uma Instituição específica, clica AQUI, você pode ainda ir até o menu “Institutions” e comparar em qual posição cada IES está!
Para que servem os Rankings?
É bastante útil para os estudantes que procuram saber mais sobre as Instituições Portuguesas, também estimulam a competição entre as Instituições e servem de termômetro para saber se seus esforços estão dando resultados, além disso, os rankings tem um grande poder e influência.
Para entender como funcionam, é preciso ter em conta que o método usado varia dependendo da organização, cada uma delas define em diferentes formas do que consideram “qualidade” e como se mede esse critério, cada lista tem sua forma de avaliação. Se em um ranking uma Instituição é considerada melhor que outra, isso pode variar conforme mudam os critérios.
Para compreender melhor, precisamos saber como funciona o processo de medição de qualidade. Há uma grande diferença entre avaliar uma Instituição pelo número de alunos com prêmio Nobel ou o pelo número de alunos por professor, normalmente não se justifica o motivo pelo qual se escolhe um critério de qualidade em relação ao outro, nem por quem é escolhida ou porquê. Não se compreende que tipo de reflexão se faz para formar estes rankings, no entanto, eles têm uma influência considerável na hora de formar a opinião pública.
As Universidades de Lisboa, do Porto, Nova de Lisboa, de Coimbra, do Minho, de Aveiro e a privada Católica portuguesa estão entre as mil melhores do mundo no ranking QS World University 2021.
Deixamos AQUI as comparações entre os 3 maiores rankings Universitários para você conferir!
Quer estudar em Portugal? Entre em contato conosco, estamos disponíveis no Whatsapp +351 913 687 035 ou
pelo e-mail geral@nbintercambio.pt