

Psicologia
Lisboa

Tradicionalmente, a formação acadêmica em Psicologia tem utilizado metodologias de ensino expositivas, unidirecionais, onde os estudantes são agentes passivos na receção do conhecimento, e não ativos na aplicação desse conhecimento ao contexto profissional.
O modelo acadêmico do curso de Psicologia inova aplicando um ensino baseado em competências que desenvolvem simultaneamente conhecimentos, habilidades e atitudes, e onde o estudante é o protagonista da sua aprendizagem.
Os pilares desta abordagem assentam num ensino sistêmico de conhecimentos inerentes á área científica da Psicologia, na simulação de situações de prática profissional e na imersão em contexto real profissional, na estreita relação desenvolvida com entidades parceiras de referência e em interação com outros profissionais da Saúde.
Compreendendo as necessidades do profissional do futuro, promove-se a sinergia entre o desenvolvimento de soft skills (competências relacionais/sociais/emocionais) e hard skills (competências técnicas), bem como de experiências de internacionalização, fundamentais para a formação de profissionais globais de Psicologia.
Porquê a Licenciatura em Ciências da Comunicação?
Benefícios
-
Plano de estudos convergente com as orientações profissionais da Psicologia em Portugal (OPP), na Europa (Europsy) e nos EUA (APA).
-
Imersão profissional de natureza observacional nos semestres 4 e 5 (2º e 3º anos)
-
Metodologia de ensino activa baseada em problemas construídos com profissionais da área (Problem-based Learning).
-
Realização de dinâmicas profissionais, que incluem conferências, masterclasses, visitas de estudo, workshops e eventos interdisciplinares, com o objectivo de promover a educação inter-profissional e o contacto com profissionais e equipas de intervenção multidisciplinares das diversas áreas da Psicologia.
Instalações
Instalações de suporte a aulas práticas e de simulação pedagógico-profissional, que incluem:
-
4 Laboratórios: Neurociências, Neuropsicofisiologia, Avaliação Desenvolvimental e Psicopatológica, Intervenção Biopsicossocial, Educativa e Organizacional
-
1 sala de observação com espelhos duplos e sistema de som para simulações e role-play
-
2 salas projectadas para Atendimento/Consulta Psicológica (Pediatria, Juventude, Adultez e Envelhecimento).
Os laboratórios estão equipados com materiais e equipamentos robustos e especificamente para a Licenciatura de Psicologia, a UE conta ainda com uma Testoteca que inclui variados instrumentos de avaliação psicológica e programas de intervenção, abrangendo a maioria dos domínios cruciais da área da Psicologia.
Experiência Internacional
A instituição de ensino oferece aos seus estudantes a possibilidade de realizar mobilidade internacional ao abrigo do programa Erasmus + e outros protocolos de cooperação. Conta atualmente com cerca de 200 universidades parceiras dispersas por todo o mundo. Entre essas destacam-se como principais destinos de eleição dos nossos estudantes a Universidad Andrés Bello (Chile), a Universidade Peruana de Ciências Aplicadas (Peru), a Universidade de Bolonha (Itália), a Universidade de Rijeka (Croácia), o Institute of Hospitality Management in Prague (Republica Checa), Universidade de Kozminski (Polónia), entre outras.
Cada programa apresenta uma listagem de parcerias específicas, a consultar junto do International Office.